Política

Bolsonaristas associam ‘Choquei’ a Lula e Janja após morte de jovem

Ricardo Stuckert / PR e Reprodução / Redes Sociais
Movimento acontece após a morte de jovem de 22 anos  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR e Reprodução / Redes Sociais
Edvaldo Sales

por Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 23/12/2023, às 13h03 - Atualizado às 13h12


FacebookTwitterWhatsApp

Políticos e internautas apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usaram as redes sociais para associar a página ‘Choquei’ ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), à primeira-dama, a socióloga Rosângela Silva, a Janja, e a outros integrantes do governo federal neste sábado (23).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O movimento acontece após a jovem Jéssica Vitória, de 22 anos, morrer depois de sofrer perseguição na web, decorrente do vínculo de seu nome a uma fake news, reforçada pelo perfil de fofoca, que vem perdendo seguidores.

Relação frutífera 

O fundador da página, o fotógrafo goiano Raphael Sousa, desenvolveu uma relação muito frutífera com Janja durante a campanha eleitoral de Lula ao longo de 2022. Os dois se aproximaram e a primeira-dama chegou a convidar Sousa para subir no carro de som oficial na Avenida Paulista, em São Paulo, para acompanhar o discurso da vitória do petista, mas ele não pôde ir por estar fora da cidade.

De acordo com a Revista Piauí, a postagem sobre a vitória de Lula rendeu 79 mil comentários e 1,3 milhão de curtidas para a ‘Choquei’. No Twitter, o mesmo conteúdo obteve 286 mil curtidas, o recorde de engajamento. Ainda no dia do segundo turno, a página ganhou 160 mil novos seguidores no Twitter e outros 60 mil no Instagram. Entre as postagens de maior repercussão estão as selfies de Lula com Janja, após o anúncio da vitória, tiradas dentro de um carro.

Em entrevista à Piauí, o fotógrafo disse que a relação com Janja nasceu por mensagens diretas via Instagram no primeiro semestre do ano passado. Desde então, a parceria só cresceu e isso refletia nas interações de ambos nas redes sociais.

Sabendo desse histórico, os bolsonaristas aproveitaram para relembrar e cobrar um posicionamento do governo Lula. “O dono da página apoiadora de Lula, Choquei, sabia muito bem o poder destrutivo que tinha nas mãos”, escreveu o deputado federal e líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ).

“A Choquei estava na reunião de influencers do Governo. Era um braço do Lula nas redes. Agora eles cometem um crime grave. E aí? A Janja vai bancar a blindagem?”, questionou um internauta. “Nunca se esqueçam que a Choquei é um braço da extrema esquerda no Brasil. André Janones, Janja e Lula tem relação umbilical com essa página covarde e vil”, publicou outro.

Confira algumas publicações:

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp