Política

Após voltar atrás em nomeação, Jerônimo envia indicação ao TCM para análise da Alba

Divulgação
Medida ocorre após o governador ter nomeado o auditor sem a autorização da Alba. O petista voltou atrás e anulou a admissão.  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/05/2023, às 08h48


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou para a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a indicação do auditor Ronaldo Nascimento Sant’Ana para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O currículo do candidato para a análise do Legislativo foi publicado na edição desta quarta-feira (3) no Diário Oficial do Legislativo.

A medida ocorreu após um erro cometido pelo governador que, na última sexta (28), havia publicado um decreto nomeando Sant’Anna para o cargo sem a autorização da Alba, o que é ilegal. No sábado (29), o petista voltou atrás e anulou a nomeação.

O nome do auditor está presente na lista tríplice enviada pelo TCM ao govenador no início de abril. Segundo a legislação em vigor, o método adotado para a indicação foi o da "antiguidade". O último auditor a ser nomeado para o conselheiro do tribunal, José Alfredo Rocha Dias – que se aposentou – foi indicado por "merecimento". A norma constitucional estabelece que os dois critérios devem ser usados alternativamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp