Política

Arraiá BNews: Secretária Ângela Guimarães revela diálogo com o Bahia após ataques racistas contra torcedoras

Camila Gomes/BNews
Ângela Guimarães é titular da Secretaria da Igualdade Racial  |   Bnews - Divulgação Camila Gomes/BNews

FacebookTwitterWhatsApp

A titular da Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), Ângela Guimarães, revelou ao BNews que a pasta está mantendo diálogo com o Esporte Clube Bahia após duas torcedoras serem vítimas de racismo.

"Estamos dando acompanhamento jurídico e psicossocial para elas. Entramos em contato com a diretoria do clube, que já tinha colocado seu corpo jurídico à disposição. E colocamos a nossa equipe do centro de referência Nelson Mandela, que é o nosso equipamento público para prestar assistência para vítima de racismo", declarou, nos bastidores dos festejos juninos no Paques de Exposições da Bahia, nesta quinta-feira (22).

 O caso ocorreu após a repercussão de uma postagem em rede social que comparava as torcedoras negras do Esquadrão a um grupo de torcedoras loiras do Grêmio. 

Com o objetivo de alertar torcedores, jogadores e árbitros que atos de preconceito e discriminação racial são crimes com punições previstas em lei, a Sepromi realiza ainda a Campanha Dê Cartão Vermelho Para o Racismo.

Segundo Ângela, a mobilização, iniciada na final do Campeonato Baiano de Futebol 2023, conta com distribuição de material educativo e divulgação dos canais de denúncia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp