Política

VÍDEO: Direto de Brasília: Arthur Lira impõe condição a Lula para votar MP dos Ministérios

Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), teve encontro com Lula (PT) nesta quarta-feira (31)  |   Bnews - Divulgação Bruno Spada / Câmara dos Deputados
Daniela Pereira e Yuri Abreu

por Daniela Pereira e Yuri Abreu

[email protected]

Publicado em 31/05/2023, às 18h49 - Atualizado às 20h01


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP-AL) teria imposto uma condição ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para colocar em votação a Medida Provisória (MP) dos Ministérios, que pode reduzir de 37 para 23 a atual estrutura da gestão petista.

De acordo com informações obtidas pelo BNews, em Brasília, a exigência do parlamentar pepista teria sido comandar o Ministério da Saúde, pasta que atualmente é comandada por Nísia Trindade. A médica contou com o apoio do PT antes de ser escolhida para ficar à frente da pasta.

No entanto, em entrevista coletiva, Arthur Lira negou que a reunião entre ele e Lula teria ocorrido, assim como a cobrança ao petista realizada. Ele cutucou a falta de articulação política por parte da gestão federal (veja vídeo abaixo).

"O presidente Lula me ligou de manhã, nós conversamos e eu expliquei a ele as dificuldades que o governo dele tem. O problema não é da Câmara, não é do Congresso. O problema está no governo, na falta ou na ausência de articulação. Eu não tenho mais como empenhar o meu papel em estar conduzindo as matérias do governo, do Estado e de interesse do país", disse Lira.

"Não há achaque, não há pedidos, não há novas ações. O que há é uma insatisfação generalizada dos deputados - e talvez dos senadores, que ainda não se posicionaram - com a falta de articulação política do governo", completou o parlamentar.

*A repórter viajou para Brasília para fazer a cobertura no Congresso Nacional

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp