Política

Ato falho? Rui Costa cita período Dilma ao criticar falta de apoio federal

Joilson César / BNews
Rui Costa comete 'ato falho' e abrange período Dilma ao fazer críticas para a falta de apoio do governo federal para a Saúde  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews

Publicado em 06/09/2022, às 11h55   Vinícius Dias e Thiago Conceição


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) disse que não conseguiu sentar com o ministro da saúde para discutir custeio da saúde na Bahia, em coletiva dada nesta terça-feira (6). No entanto, em ato falho, abrangeu o período de gestão do governo de Dilma Rousseff, ao falar que há 8 anos não existe planejamento no setor no país, ao invés de mencionar apenas 'janelas políticas' como a do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL).

A crítica que resultadou no 'deslize' do governador ocorreu após fala da secretária estadual de Saúde, Adélia Pinheiro, que destacou o desafio que a pasta enfrenta com os cortes de recursos feitos pelo Governo Federal. 

“Nem me reuni com Ministro da Saúde para discutir sobre qualquer investimento para a Saúde na Bahia. Não só eu, mas em todo o Brasil, no Nordeste inteiro. Investimento, custeio, atualização da tabela do SUS. São 8 anos sem qualquer planejamento de saúde no Brasil. As medidas foram adotadas sem nenhum tipo de relacionamento nos estados e municípios, que representam mais de 90% de toda assistência de saúde no Brasil”, disse Rui Costa.

O governador ainda acrescentou que espera que o possa sentar com o próximo presidente, considerando o resultado das eleições deste ano, para discutir o financiamento da rede de saúde.

“Espero que podemos discutir a rede e o financiamento dessa rede de saúde. Temos 24 policlínicas funcionando, 1 para ser inaugurada, 100% de investimento do Governo do Estado, 100% do custeio do Governo do Estado com os Municípios sem participação nenhuma do Governo Federal. A tabela é absolutamente defasada e que não corresponde ao custo das unidades de saúde e socorremos com recursos próprios mesmo a rede que não pertence diretamente ao estado”, acrescentou Rui Costa.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp