Política

Ato terrorista em Brasília: Saiba quantos envolvidos já foram identificados

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Para se chegar aos envolvidos, foram usadas ferramentas de inteligência  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 26/01/2023, às 18h51   Cadastrado por Edvaldo Sales



O Ministério da Justiça já identificou, até o momento, 70 nomes de supostos criminosos envolvidos no ato terrorista do dia 8 de janeiro, em Brasília, denunciados através de um e-mail disponibilizado. A pasta recebeu mais de 101 mil denúncias no canal criado pelo secretário nacional de Acesso à Justiça, Marivaldo Pereira. As informações são do O Globo.

Para se chegar aos envolvidos, foram usadas ferramentas de inteligência que mapearam e cruzaram mensagens para descobrir quem participou da organização dos atos antidemocráticos e quem financiou. Os dados, encaminhados à Diretoria de Inteligência da Polícia Federal, apontam para a participação de influencers bolsonaristas.

De acordo com a reportagem, a equipe do Ministério da Justiça focou em nomes que incluíam a divulgação de chaves pix e a maior parte das denúncias veio de municípios de médio e pequeno porte.

A partir das denúncias reunidas pelo Ministério, a Polícia Federal conseguiu chegar a organizadores que foram presos, como o bolsonarista Ramiro Alves da Rocha Cruz Junior, o Ramiro dos Caminhoneiros, e a extremista Ana Priscila Azevedo, presa por participar dos ataques ao Congresso Nacional, Palácio do Planalto e Supremo Tribunal Federal (STF).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp