Política

Augusto Aras obtém vitória no Conselho Superior do MP

Antônio Augusto/Secom/PGR
PGR Augusto Aras derrotou oposição e garantiu maioria no colegiado  |   Bnews - Divulgação Antônio Augusto/Secom/PGR

Publicado em 09/06/2022, às 20h55   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O procurador-geral da República, Augusto Aras, obteve uma importante vitória, nesta quinta-feira (9), após a eleição para o Conselho Superior do Ministério Público (CSMP).

De acordo com a CNN Brasil, Procuradores da República elegeram dois aliados do PGR para o colegiado, abrindo caminho para que ele tenha maioria no Conselho responsável por, dentre outros pontos, determinar a realização de sindicâncias e elaborar os critérios de distribuição de inquéritos entre procuradores.

Em agosto, encerram-se mandatos dos conselheiros Mario Bonsaglia, Nicolao Dino, José Bonifácio de Andrada e Maria Caetana Cintra Santos. Todos opositores de Aras.

Para substituí-los, são duas eleições. Um colégio de procuradores na semana passada elegeu Mario Bonsaglia (que já ocupava uma vaga no colegiado) e Luiza Frischeisen, que fazem oposição a Aras.

Contudo, hoje, foram eleitos dois procuradores próximos ao PGR: a ex-corregedora geral do Ministério Público Federal, Elizeta de Paiva Ramos (com 47 votos), e o diretor geral da Escola Superior do Ministério Público da União, Alcides Martins, com 39.

Ao todo, ainda segundo a CNN, foram 70 votantes dentro de um universo de 99 aptos a votas. Os outros dois que disputavam a eleição, Bonifácio Andrada e Luciano Mariz, considerados opositores de Aras, tiveram respectivamente 29 e 20 votos.

Com isso, Aras que tinha situação desconfortável no colegiado, com uma maioria de seis contrários a ele conseguiu, ao final das duas eleições, ter uma maioria de seis a seu favor.

O novo colegiado toma posse em agosto, a partir de quando o procurador-geral pretende colocar para votar uma reformulação da PGR.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp