Política

Autoridades e lideranças empresariais marcam presença no lançamento do Bahia Export

Émerson Allan
Conselho da Bahia Export é presidido por Roberto Oliva, atual presidente da Intermarítima e da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP)  |   Bnews - Divulgação Émerson Allan

Publicado em 07/07/2023, às 17h03   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

O Bahia Export, principal movimento do estado que promoverá fóruns mensais para fomentar o diálogo e o incentivo à inovação, foi lançado na manhã desta sexta-feira (7), com o objetivo de discutir e traçar estratégias para o reposicionamento da Bahia no mundo. Os setores de logística, infraestrutura e transportes serão os mais beneficiados, o que deve levar a Bahia para a posição de uma das maiores protagonistas do Brasil.

O conselho da Bahia Export é presidido por Roberto Oliva, atual presidente da Intermarítima e da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP) e tem como secretário executivo, Fausto Franco, ex-secretário de Turismo do estado.

O secretário explica que os fóruns acontecerão todo mês, com uma pauta específica e até o fim do ano será realizado um evento presencial para promover conexões, trocas de experiências e ideias.

"Nesse primeiro momento, apresentamos o nosso objetivo central e os pontos com maiores urgências a serem tratados e discutidos. A partir dos próximos encontros, já vamos alinhar estratégias e os métodos mais eficientes para que juntos consigamos devolver à Bahia o brilho que ela merece", explicou.

Com uma grande adesão de autoridades do estado e do município, como o diretor de Desenvolvimento Econômico da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Franklin Alves, o presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e representante da Assembleia Legislativa da Bahia, Eduardo Salles e do ex-ministro da Previdência Social, Waldeck Ornelas, este primeiro encontra do fórum aconteceu de forma virtual, também reunindo representantes de grandes instituições, a exemplo da Braskem, Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (FAEB), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), Marinha do Brasil, Associação Comercial da Bahia (ACB), PetroBahia e Tecon.

Durante o primeiro encontro do Bahia Export, o presidente Roberto Oliva destacou alguns pontos importantes que serão temas constantes na agenda dos fóruns, entre eles a recuperação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a construção da Ponte Salvador-Itaparica, a diminuição de voos no Aeroporto Internacional de Salvador, que já esteve na 6ª posição em maior movimento no país e 1ª do nordeste no ano de 2000 e no último ano caiu para o 8º lugar no ranking geral, a deficiência da capacidade de instalação de energia, gerando um apagão ferroviário no estado, além, claro, de pautas que estejam diretamente ligada ao progresso da logística, infraestrutura e transporte da região.

O Bahia Export é um movimento apartidário, que promove fóruns multissetoriais, unindo forças com os principais entusiastas pelo crescimento econômico baiano. "A Bahia é o estado que mais tem fronteiras com outros estados, também o que possui a maior costa marítima do Brasil, além de ser dona de uma grande extensão territorial. Já fomos a maior capital do nordeste e um dos quatro maiores PIBs Brasileiro. Precisamos recuperar o protagonismo da nossa região e o Bahia Export chega justamente para convocar todo o ecossistema ligado ao desenvolvimento do estado e impulsionar a recuperação do tempo perdido", afirma o presidente do fórum.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp