Política

Autoridades repercutem saída de Ricardo Lewandowski: 'relevantes serviços prestados ao país'

Agência Brasil
Ricardo Lewandowski deixa Ministério da Justiça Ricardo Lewandowski  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Bruna Rocha

por Bruna Rocha

Publicado em 10/01/2026, às 11h30



A saída do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, foi oficializada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (9). A partir da formalização, autoridades políticas utilizaram as redes sociais para prestar homenagens e agradecer o trabalho do ex-ministro.

Lewandowski solicitou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o desligamento da pasta. Em sua comunicação ao chefe do Executivo, ele agradeceu a confiança e destacou o desejo de dedicar mais tempo à família, especialmente aos netos.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes afirmou que a gestão de Lewandowski foi marcada pelo “fortalecimento do enfrentamento ao crime organizado, ancorado em planejamento, inteligência policial e cooperação entre instituições”.

“Registro meu reconhecimento ao ministro Ricardo Lewandowski pelos relevantes serviços prestados ao país”, escreveu o magistrado.

O advogado-geral da União, integrante da Advocacia-Geral da União (AGU), também destacou a atuação do ex-ministro, ressaltando seu “compromisso inabalável com a ética, a transparência e a defesa dos direitos fundamentais”.

“Como seu discípulo e admirador, agradeço pela inspiração e pelo modelo de integridade, sempre colocando o interesse público em primeiro lugar”, concluiu.

Quem também se manifestou foi o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, que relembrou o trabalho de Lewandowski à frente das câmaras policiais.

“Ele deixa no Congresso propostas fundamentais para avançarmos no combate ao crime organizado”, afirmou.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)