Política

Baiana, advogada negra entra na disputa para ser indicada por Lula para vaga no STF; conheça

Reprodução/Youtube/ABDJ
Lula tem preferência por Cristiano Zanin, que foi seu advogado e é apontado como favorito para a vaga no STF  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Youtube/ABDJ

Publicado em 09/03/2023, às 11h04   Cadastrado por Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Apesar do favoritismo apontado a Cristiano Zanin, advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos relacionados à Operação Lava Jato, há outros nomes que disputam a indicação para a cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF) que irá abrir neste ano.

Um desses nomes é de uma advogada negra, que tenta ser pioneira dentro da Supreme Corte Brasileira: a baiana Vera Lúcia Santana de Araújo entrou na disputa da vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposenta em maio, quando completa 75 anos.

A informação é de Tales Farias, colunista do Uol. Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco é a principal patrocinadora do nome da advogada e defende publicamente que Lula indique uma mulher negra para o STF.

Anielle afirmou em entrevista à GloboNews, nesta quarta-feira (8), que defenderá junto ao presidente a posse de uma ministra negra. Não quer dizer, necessariamente, que defenderá o nome de Vera Lúcia. Mas o fato é que uma negra estará na disputa. Por enquanto, o nome dela é o primeiro a ser aventado nos bastidores.

Vera Lúcia Santana de Araujo entrou no rol dos candidatos com chances não só porque é negra, mas porque integrou uma lista tríplice enviada pelos ministros do STF ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no ano passado, para uma vaga de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ela não foi a escolhida por Bolsonaro, mas agora está cotada para a vaga no STF com apoio de advogados próximos ao atual presidente da República. Atuante na militância nos movimentos negros, Vera Araújo participa da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp