Política

Baianos disputam sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara

Fotos: Agência Câmara e Divulgação/PSD
Lira já estar em seu segundo mandato no cargo e vai deixar o cargo em 2025  |   Bnews - Divulgação Fotos: Agência Câmara e Divulgação/PSD
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 04/09/2023, às 09h02 - Atualizado às 09h03


FacebookTwitterWhatsApp

Os deputados federais já estão se articulando para a sucessão de Arthur Lira na presidência da Câmara dos Deputados, em 2025. Ele não poderá disputar o cargo por já estar no segundo mandato.

De acordo com a coluna de Guilherme Amado, no site Metrópoles, o grupo liderado por Lira, do PP, conta com integrantes do Republicanos e o União Brasil. Um dos cotados para o cargo é Elmar Nascimento, líder do União Brasil na Casa. O parlamentar baiano é um dos aliados mais próximos de Lira e é tido como sucessor natural.

No entanto, Elmar conta com a resistência do presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira, que também disputa a sucessão de Lira na Câmara. 

Outra disputa acontece em paralelo com um grupo de partidos mais próximos ao governo, o PSD e o MDB. O nome mais cotado é o do deputado baiano Antônio Brito, líder do PSD.

Ele é bem-visto na Câmara, mas, segundo parlamentares, não demonstra independência o suficiente em relação ao presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. Já Elmar tem mais força política do que Luciano Bivar, presidente de sua sigla. 

O outro nome na disputa é Isnaldo Bulhões, líder do MDB na Câmara. Ele tem boa interlocução com Lira e agrada ao grupo mais independente de seu partido e agregaria apoio da esquerda.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp