Política

Banco Master usou Word, PDFs e códigos para fabricar documentos falsos, diz PF

Divulgação
Operação Compliance Zero expõe a criação de documentos fraudulentos e a manipulação de dados no Banco Master  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 14/09/2026, às 06h33 - Atualizado às 06h34



Os funcionários do Banco Master 'fabricavam documentos' para simular e validar a cessão de R$ 7,15 bilhões em dívidas ao Banco de Brasília (BRB). A Polícia Federal (PF) fez a descoberta após a análise da perícia de uma apresentação de PowerPoint encontrada em um HD corporativo entregue à corporação durante a Operação Compliance Zero.

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Conforme noticiou o portal G1, dados reais de clientes de crédito consignado eram usados para confeccionar contratos falsos em nome da Tirreno Consultoria, empresa de fachada que não tinha funcionários nem capacidade operacional.

Cédulas de Crédito Bancário (CCBs), Termos de Consentimento e Procurações falsos eram produzidos em escala por meio de programas e automações de mala direta desenvolvidos especificamente para essa finalidade.

Segundo as investigações, a adulteração não se resumia à criação de arquivos, mas também abrangia a remoção de datas, a extração de páginas de assinaturas e a geração de comprovantes de transferências financeiras sem rastreabilidade. As operações não tinham liquidação financeira real. Os valores bilionários ficavam restritos a lançamentos escriturais em contas gerenciais internas do banco.

O objetivo do esquema era dar aparência de legalidade a uma carteira de crédito sem lastro antes do repasse ao BRB. As perícias da PF foram integradas ao inquérito que apura as fraudes envolvendo o Banco Master.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)