Política

BNews COP30: ONU envia carta contundente ao governo Lula após manifestantes invadem pavilhão

Tânia Rêgo / Agência Brasil
Em carta, ONU solicita reforço na segurança após tentativa de invasão por manifestantes durante a COP30 em Belém.  |   Bnews - Divulgação Tânia Rêgo / Agência Brasil
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

daniel.serrano@bnews.com.br

Publicado em 13/11/2025, às 16h40 - Atualizado às 16h40



A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou uma carta na última quarta-feira (12) em que faz duras críticas à organização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

No documento, a ONU apontou para falhas de infraestrutura e de segurança da organização do evento por conta da tentativa de invasão de um grupo de manifestantes a um espaço oficial e restrito onde ocorrem as negociações formais. As informações são do jornal Folha de São Paulo. 

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

A carta é assinada pelo secretário-executivo da UNFCCC  (o braço climático das Nações Unidas), Simon Stiell, e foi enviada ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, e ao embaixador e presidente da COP30, André Corrêa do Lago. O documento pede para que a proteção seja reforçada e os problemas, como alagamentos e altas temperaturas no ambiente, sejam resolvidos.

"Eu agradeceria se nós pudéssemos receber a confirmação de que as medidas apropriadas de segurança, ressaltadas acima, serão colocadas em prática até o final do dia", diz o texto.

Em nota, o Ministério da Casa Civil, responsável pela infraestrutura e logística da COP30, diz que vem atendendo às demandas da ONU, como "reposicionamento e ampliação de forças", "climatização dos espaços" e "correção na estrutura".

"Todas as questões vêm sendo tratadas diariamente nos pontos de controle realizados em conjunto com a UNFCCC, garantindo a correção contínua de temas inerentes a um evento dessa dimensão", diz a pasta.

Ainda na carta, Stiell cita "preocupações urgentes" e aponta para falhas de segurança na entrada e saída de autoridades e vulnerabilidades dentro da zona azul. Ele ainda reclama de pouca força física nos arredores da conferência.

Ainda de acordo com a publicação, antes mesmo do início da COP30, um grupo de negociadores enviaram uma carta ao governo Lula e a Stiell pedindo para que a Conferência fosse transferida para outra cidade. As principais reclamações foram em razão dos altos preços cobrados por hospedagem e problemas de infraestrutura de Belém (PA). Apesar disso, o governo brasileiro decidiu manter a COP30 na capital paraense. 

Na última terça-feira (11), segundo dia oficial do evento, dezenas de pessoas tentaram invadir a Blue Zone. Segundo o portal g1, o local foi isolado e quatro seguranças ficaram feridos. Conforme a divisão de atribuições, a segurança do local é atribuição da ONU, mas o entorno é de responsabilidade do governo brasileiro.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)