Política

BNews em Brasília: Líder do PT na Câmara, José Guimarães faz comparação sobre eleições na Câmara e no Senado; veja

Daniela Pereira/BNews
Deputado federal, José Guimarães (PT-CE) conversou com o BNews, nesta quarta-feira (1º), antes da posse dos parlamentares na Câmara  |   Bnews - Divulgação Daniela Pereira/BNews
Daniela Pereira e Yuri Abreu

por Daniela Pereira e Yuri Abreu

[email protected]

Publicado em 01/02/2023, às 12h54


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal e líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE) fez uma comparação sobre o clima das eleições à Presidência da Câmara e do Senado que acontecem nesta quarta-feira (1º). O parlamentar conversou com o BNews antes da posse dos congressistas nas duas casas.

"Nós temos duas situações que são um pouco contraditórias: tem a tranquilidade da Câmara. Eu penso que esse processo é muito importante para garantir a estabilização do processo de relação da Câmara com o Executivo. Não há clima de radicalidade alguma aqui na Câmara. No Senado, o clima destoa um pouco, com dois campos políticos. A nossa expectativa é que o [Rodrigo] Pacheco [senador do PSD-MG], meu candidato, ganhe. Mas, evidentemente tem que esperar. Eu costumo matematicamente acertar, mas não estou lá dentro e não sei. Pelas informações que tive, Pacheco ganha eleição, mas o volume e a quantidade é imprevisível", afirmou o deputado cearense.

Estabilização

Ao BNews, Guimarães também falou sobre a expectativa do presidente Lula (PT) para a votação na Câmara e no Senado, ratificando os apoios dados ao PT visando as reconduções de Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG) nas presdiências das respectivas casas.

"Lula tem uma posição, desde quando foi eleito, de muito respeito ao Parlamento. Essas duas eleições são importante porque estabilizam o ambiente político do país, por tudo que aconteceu nos últimos dias, no dia 8. Então, Pacheco e Arthur são muito firmes na defesa da democracia", comentou.

"Primeiro pelo compromisso com a governabilidade. Segundo para garantir os espaços do PT, como a presidência da CCJ, que é estratégico para quem governa. É lá que passa todas as matérias. Eu acho que vai ser o Rui Falcão [deputado federal do PT por São Paulo]", apostou José Guimarães.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp