Política
Publicado em 09/11/2024, às 08h33 Yuri Pastori
A Prefeitura de São Paulo notificou duas das maiores empresas de transporte público da cidade, Upbus e Transwolff, por serem identificadas falhas operacionais graves e possíveis ligações com o PCC, a maior facção criminosa do estado, após uma auditoria realizada em ambas. A notificação aconteceu no dia 31 de outubro.
Essa decisão pode ser o primeiro passo para a rescisão dos contratos de concessão. De acordo com as investigações, a Transwolff perdeu as condições financeiras para operar. Já na Upbus um dos sócios tem o nome envolvido com o PCC.
As empresas têm até 15 dias para se manifestar e apresentar as suas defesas. Em abril do ano passado, a operação Fim de Linha, que teve apoio da Polícia Militar e Receita Federal, prendeu dirigentes das duas empresas e revelou indícios de lavagem de dinheiro e financiamento de crimes.
A Prefeitura de São Paulo contratou uma auditoria externa independente que revelou que em 2023 as duas empresas receberam mais de R$ 800 milhões. A situação das empresas pode impactar na prestação dos serviços de transporte público para a população.
Classificação Indicativa: Livre
Limpeza inteligente
Bom e Barato
Qualidade JBL
melhor câmera
Top dos Tops