Política

Bolsonaristas paralisam sessão no Senado; saiba o motivo

Roque de Sá / Agência Senado
A sessão iria debater um tema polêmico  |   Bnews - Divulgação Roque de Sá / Agência Senado
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 19/10/2023, às 11h17



Parlamentares bolsonaristas derrubaram uma sessão importante no Senado Federal ao associarem o indicado pelo presidente Lula (PT) para a chefia da Defensoria Pública da União (DPU) ao aborto.

Isso porque um seminário sobre aborto legal, que seria organizado pela DPU, aprofundou o desgaste no Senado. Com isso, bolsonaristas engrossaram as associações entre Igor Roque e o aborto.

Diante da confusão, a instituição decidiu cancelar o seminário "para retomar a discussão em evento futuro, a ser organizado com a presença de especialistas com visões antagônicas sobre o tema, tornando o debate mais plural".

Segundo informações da Folha de São Paulo, a paralisia no comando da DPU começou em novembro do ano passado, quando Jair Bolsonaro (PL) indicou para recondução o então defensor público-geral Daniel Macedo —que é evangélico.

Igor Roque foi sabatinado e aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em julho para o cargo de defensor público-geral federal, mas, desde então, a votação no plenário da Casa vem sendo adiada por causa do risco de derrota.

Ainda de acordo com a Folha, a Defensoria Pública da União afirma que o "seminário estava sendo organizado desde abril pelo Grupo de Trabalho Mulheres (1 dos 16 em funcionamento), sem qualquer participação de Roque ou do defensor público-geral em exercício, Fernando Mauro Junior".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp