Política

Bolsonaro diz que encontro com Biden "é igual a um casamento"

Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro se encontrará com mandatário norte-americano, Joe Biden antes da Cúpula das Américas  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR

Publicado em 09/06/2022, às 19h45   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, nesta quinta-feira (9), antes do encontro bilateral com o mandatário dos Estados Unidos, Joe Biden, que ocorre em paralelo à Cúpula das Américas, que a reunião entre os dois chefes de Estado é como um casamento.

"Não aconteceria. Eu não estava previsto para vir aqui. Ele mandou um enviado especial para lá [Brasil] e acertamos a agenda, disse o presidente. "É igual a um casamento, você vai aceitar os meus defeitos, eu vou aceitar os seus e vamos ser felizes", afirmou ele.

A caminho do encontro com Biden, conforme o jornal O Globo, o liberal foi questionado sobre os temas que seriam tratados no encontro, mas não deu detalhes, citando apenas como assuntos importantes "Rússia, fertilizantes" e o Brasil como "cada vez mais um ator importante para a humanidade".

"Vai ter uma conversa reservada também e cada um suscitará seus interesses nessas partes. Nós precisamos aprofundar nosso relacionamento. Eu sempre tive uma enorme consideração com o povo americano, temos valores em comum, como democracia, liberdade, e eu tenho certeza de que será um bom encontro com o presidente americano Biden", afirmou Bolsonaro.

"Tem muita coisa pra falar, vocês já sabem que o mundo sem o Brasil passa fome. É um grande parceiro comercial nosso", completou.

O chefe do Executivo também foi indagado sobre indigenista Bruno Araújo Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips, que estão desaparecidos na Amazônia. Bolsonaro repetiu que eles estavam fazendo uma "aventura" e que não tinha informações sobre o paradeiro deles.

"A gente pede a Deus que sejam encontrados vivos, mas sabemos que a cada dia que passa essas chances diminuem (...). Eles entraram numa área, não participou a Funai. Tem protocolos a serem seguidos, naquela região geralmente você anda escoltado. Foram para uma aventura, a gente lamenta pelo pior", pontuou.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp