Política

Bolsonaro ignora vitória de presidente de esquerda no Chile

Carolina Antunes/PR
Bnews - Divulgação Carolina Antunes/PR

Publicado em 21/12/2021, às 09h36   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Quase dois dias após a vitória do presidente de esquerda no Chile, Gabriel Boric, o presidente da República, Jair Bolsonaro, ainda ignora o resultado no país vizinho na América Latina.

Não é a primeira vez que Bolsonaro demora para reconhecer o resultado eleitoral de outro nação, principalmente quando te desagrada. Foi o caso da vitória de Joe Biden nos Estados Unidos, que derrotou o extremista Donald Trump.

Boric, que tem somente 35 anos e tem origem no movimento estudantil chileno, superou o líder de extrema-direita José Antonio Kast com 55,9% dos votos.

Antes, em 2019, Bolsonaro lamentou publicamente a eleição de Alberto Fernández na Argentina e avisou que não iria cumprimentá-lo pelo resultado no pleito presidencial.

Durante a campanha, o próprio Kast enalteceu a sua semelhança com Bolsonaro, enquanto Boric fez duras críticas ao mandatário brasileiro. Segundo o líder de esquerda, assim como seu rival político de direita, Bolsonaro prometia livrar os brasileiros do comunismo.

Apesar da inanição de Bolsonaro, Boric tem recebido as felicitações de demais líderes mundiais, como Luis Lacalle Pou, presidente do Uruguai, Alberto Fernández, da Argentina, Nicolás Maduro, da Venezuela, Luis Arce, da Bolívia, e Mario Abdo Benítez, do Paraguai.

Apontado pelas pesquisas de intenções de voto como o maior adversário de Bolsonaro, o ex-presidente Lula enviou uma mensagem parabenizando Boric.

"Parabenizo o companheiro Gabriel Boric por sua eleição para Presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos", escreveu o petista nas redes sociais.

> Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp