Política

Bolsonaro pretende revidar TSE e “sentar em cima” da lista tríplice para a vaga na corte

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Presidente considerou “hostil” a relação de nomes apresentados pelo STF  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 16/05/2022, às 14h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Como forma de dar o troco no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por não ter se agradado com os nomes apresentados pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para a vaga de ministro da corte eleitoral, o presidente Jair Bolsonaro (PL) pretende “sentar em cima” da lista tríplice oferecida.

De acordo com a colunista Malu Gaspar, de O Globo, a seleção feita pelo Supremo conta com três advogados para a vaga de ministro substituto. No entanto, Bolsonaro considerou “hostil” a relação de nomes.

Leia também:

A escolha do ministro do TSE cabe ao presidente da República, mas a seleção dos candidatos é feita pelo Supremo Tribunal Federal (STF), conforme manda a Constituição. 

A coluna revela que Bolsonaro já deixou claro para auxiliares sua insatisfação com as opções que lhe foram apresentadas pelo STF, considerando-as como uma “provocação”. 

Interlocutores do presidente, segundo a coluna, dizem que o chefe do Executivo avalia a possibilidade de devolver a lista. A movimentação, no entanto, pode tensionar ainda mais a já conturbada relação com o Judiciário. A nomeação, no entanto, não tem prazo para que seja feita pelo presidente e com isso o processo pode se arrastar por alguns meses.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp