Política

PoderData: Lula herda 18% dos eleitores que votaram em Bolsonaro em 2018

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Pesquisa toma como base os votos que ocorreram no segundo turno da eleição de 2018  |   Bnews - Divulgação Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Publicado em 16/05/2022, às 11h49 - Atualizado às 11h59   Por Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O total de 18% dos eleitores que votaram em Jair Bolsonaro (PL) partirão desta vez para o voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições deste ano. Ao menos é o que indica a recente pesquisa PoderData, divulgada nesta segunda-feira, 16. A pesquisa toma como base os votos que ocorreram no segundo turno da eleição de 2018.

Do outro lado da moeda, Bolsonaro conquistou 8% dos eleitores que votaram em Lula naquele mesmo ano. O petista ainda perde votos  para outros candidatos pré-candidatos. O total de 4% agora irão votar em André Janones (Avante), 3% em Ciro Gomes (PDT), 1% em João Doria e também 1% em Leonardo Péricles (UP).

Leia mais:

Lula aposta em Alckmin na cúpula da campanha e busca atrair tucanos

Partido de Bolsonaro prepara primeira ação contra Lula na Justiça

Bolsonaro admite falta de verba no Incra e cogita tirar de outra pasta para órgão não parar

Já os eleitores que elegeram Bolsonaro em 2018 distribuíram seus votos em Ciro e Doria, com 4% cada, e Janones e Simone Tebet (MDB), com 2% cada, além de Lula. O mesmo parâmetro mostra que PT conseguiu segurar uma fatia maior de seus eleitores, pois 77% dos que escolheram Haddad no segundo turno de 2018 agora pretendem eleger Lula neste ano. Bolsonaro manteve a confiança de 61% do eleitorado.

Ainda segundo o levantamento do PoderData, Lula permanece na liderança das intenções de voto para o primeiro turno, com 42%, dois pontos a mais que a pesquisa anterior, seguido de Bolsonaro, com 35%, que se manteve estável. Também pontuaram Ciro Gomes, com 5%, João Doria, com 4%, André Janones, que tem 3% e Simone Tebet, com 2% das intenções de voto.

Os dados foram coletados de 8 a 10 de maio de 2022, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram 3.000 entrevistas em 288 municípios nas 27 unidades da Federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. O registro no TSE é BR-08423/2022.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp