Política

Bolsonaro será julgado presencialmente no STF sobre crimes na pandemia

Isac Nóbrega / PR
Decisão foi tomada pela ministra Cármen Lúcia e contraria um pedido de Dias Toffoli, que desejava um julgamento virtual  |   Bnews - Divulgação Isac Nóbrega / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 09/05/2023, às 09h04


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, solicitou na noite da última segunda-feira (8), que a Corte investigue o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por supostos crimes de pandemia e infração sanitária durante a pandemia do coronavírus. Os delitos foram denunciados pela CPI da Covid. A informação é da coluna de Guilherme Amado no site Metrópoles.

De acordo com a publicação, o relator do caso, o ministro Dias Toffoli havia solicitado julgamento virtual, mas Cármen pediu destaque para o plenário presencial.

Os crimes que Bolsonaro teria cometido estão presentes em dois artigos do Código Penal. O 267 diz que há conduta criminosa no ato de causar epidemia, disseminando agentes patogênicos, como vírus, germes, bactérias, entre outros. A pena prevista é de 10 a 15 anos de prisão.

Já o crime de medida sanitária está presente no artigo 268 do Código Penal. Nele é abordado o ato de infringir uma determinação do poder público para impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. A pena prevista é de um mês a um ano de detenção e multa.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp