Política

Bolsonaro traça estratégia para tentar cassar André Janones

Divulgação/ Câmara dos Deputados e Alan Santos/PR
Na ação contra o deputado, o ex-presidente também pede uma investigação contra o presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin  |   Bnews - Divulgação Divulgação/ Câmara dos Deputados e Alan Santos/PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 21/11/2023, às 09h42


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tenta usar o livro “Janonismo cultural: o uso das redes sociais e a batalha pela democracia no Brasil” para reabrir um processo para cassar o mandato do deputado federal André Janones (Avante-MG), em que o parlamentar pé acusado de difundir fake news durante a última campanha eleitoral.  A informação é da coluna de Malu Gaspar no jornal O Globo.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De acordo com a publicação, Bolsonaro alega que o livro, o pedido foi apresentado na última quinta-feira (16) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A ação também solicita a investigação do presidente Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin.

No último dia 9, o ministro Benedito Gonçalves encerrou a fase da coleta de provas. No entanto, Bolsonaro pediu que a fase fosse reaberta para incluir o conteúdo do livro.

Desde outubro do ano passado, o ex-presidente vem acusando Janones de elaborar “um discurso de ódio” e uma “difusão de inverdades” para beneficiar a chapa de Lula e Alckmin, para a qual o deputado dava conselhos de como usar as redes sociais, e para benefício próprio, já que Janones conseguiu se reeleger para deputado federal na eleição do ano passado.

“Diversos veículos de imprensa têm apontado que o livro contém verdadeira confissão do uso de fake news pelo terceiro investigado (Janones) em prol da campanha presidencial de 2022”, diz trecho da petição apresentada pela defesa de Bolsonaro.

Segundo reportagem do jornal O Globo, Janones revela no livro ter divulgado mentiras para “desestabilizar” Bolsonaro.

No pedido, o ex-presidente defende que é necessária a inclusão do livro na ação contra Lula, Alckmin e Janones para que seja verificada as “aludidas confissões noticiadas pela imprensa”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp