Política

Briga em casa: Partido da Federação do PT se sente 'excluído' em distribuição de Ministérios; saiba detalhes

Foto: Ricardo Stuckert
Somente um partido da Federação do PT ainda não foi contemplado na distribuição de Ministérios  |   Bnews - Divulgação Foto: Ricardo Stuckert

Publicado em 26/12/2022, às 06h36   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem enfrentando dificuldades para agradar todo mundo na montagem de seus ministérios. Até o momento, somente um partido da Federação Brasil da Esperança ainda não foi contemplado na distribuição e isso tem sido motivo de discussões internas. Lula anunciou 21 ministros até o momento e prometeu revelar os últimos 16 até a próxima terça-feira (27).

Além do próprio PT, a Federação conta com PV e PC do B. Pelo acordo, os três caminharão juntos até a eleição de 2026.

O PT emplacou, além do próprio presidente, nomes nos ministérios da Fazenda (Fernando Haddad), Desenvolvimento Social (Wellington Dias), Trabalho (Luiz Marinho) e Educação (Camilo Dias). O PC do B, por sua vez, vai comandar Ciência e Tecnologia com a presidente nacional do partido, Luciana Santos.

Fora da Federação, o PSB emplacou o vie-presidente Geraldo Alckmin, que será Ministro de Indústria e Comércio; e o ex-governador de São Paulo, Márcio França, será titular de Portos e Aeroportos.

Até o momento, somente o PV não ficou com nenhum ministério. PV e PC do B têm, ambos, seis deputados federais eleitos. O PV ainda reclama que o partido comunista diminuiu sua bancada, saindo de 10 para os 6 da próxima legislatura; na contramão, o partido ambientalista subiu de quatro para seis nomes.

O PV pleiteava Turismo, Esporte ou Cultura - de acordo com o portal Metrópoles. A Cultura ficou com Margareth Menezes (sem partido), o turismo deve ficar com o PSD do senador Otto Alencar. O Esporte deve ficar com um outro nome de dentro da área, Ana Moser (sem partido).

A pasta era um desejo do próprio PC do B, mas, por já ter garantido o MCTI, pode acabar abrindo caminho para o PV pleiteá-la.

O Partido Verde pode ficar com o Ministério da Pesca e um deputado baiano é cotado para ser titular da pasta: Bacelar. Outro nome cotado é o de Aliel Machado, também deputado federal.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp