Política

Bruno Reis celebra entrega lançamento do programa Vida Nova após censo feito pela UFBA

Betto Jr. / Secom PMS
O prefeito da capital baiana participou do lançamento na Casa Pia, no bairro da Calçada  |   Bnews - Divulgação Betto Jr. / Secom PMS

Publicado em 08/01/2024, às 14h14   Bernardo Rego e Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), comentou na manhã desta segunda-feira (8), durante o lançamento do programa  Vida Nova, que aconteceu na Casa Pia de de São Joaquim, no bairro da Calçada, a respeito dos benefícios do programa que conta com um pacote com 25 ações integradas de assistência social voltadas para a população em vulnerabilidade e que terá R$200 milhões.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

“A  partir do censo, que será divulgado com todos os detalhes à imprensa, nós fizemos uma mapeamento das pessoas em situação de rua. Hoje nós temos 5130 pessoas que vivem nesta condição, mas que possuem demandas diferentes”, pontuou.  “Nós iremos, dentre outras ações, fazer a contratação de 50 pessoas em situação de rua para trabalhar nos nossos serviços”, acrescentou. 


O estudo, realizado em parceria com a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e com o Projeto Axé, apontou ainda que 93% das pessoas em situação de rua são pretas e pardas, que 81% são adultas (18 a 59 anos) que 1.231 dormem nas ruas, que 38,2% fazem uso abusivo de álcool e/ou outras drogas, entre outros dados.


Entre as ações do Vida Nova está a contratação de 11 Unidades de Acolhimento Residencial Transitório, num total de 385 vagas. Elas vão oferecer cuidado integral e acompanhamento psicossocial de pessoas em situação de rua que fazem uso abusivo de substâncias psicoativas. Além disso, a Prefeitura vai manter as atuais 17 Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), que oferecem 1,7 mil vagas voltadas para abrigar pessoas em situação de rua.


O Vida Nova também contempla o Novo Moradia Assistida, projeto no qual a Prefeitura oferece uma casa mobiliada para famílias com entes em situação de rua com uso abusivo de drogas e realiza o acompanhamento psicossocial delas. De momento, 20 unidades habitacionais com capacidade para atender até 100 pessoas estão implantadas. Com a ampliação, serão 100 novas residências até o final de 2024.

Ainda de acordo com o prefeito, se o programa for um sucesso, pretende levar à Câmara Municipal em forma de projeto de lei para que empresas de maior porte possam absorver essas pessoas em situação de rua.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp