Política

Bruno Reis deve fazer mudança na Educação e em outras secretarias; saiba detalhes

Foto: Dinaldo Silva / BNews
Mudança na Educação é para buscar melhor interlocução com a categoria  |   Bnews - Divulgação Foto: Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 09/11/2022, às 10h17   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Educação, Cultura e Turismo, Ordem Pública, Governo, Política para Mulheres, Infância e Juventude, Casa Civil e muito mais. O secretariado do prefeito Bruno Reis (União Brasil) deve sofrer uma série de modificações a partir do próximo ano.

Os motivos da mudança são os mais diversos possíveis. Desde insatisfação com o atual nome, em alguns casos passam por uma tentativa de melhor interlocução com categorias, outras para dar rotatividade em alguns setores do Município.

Titular da Educação, Marcelo Oliveira é um dos nomes mais criticados da gestão Bruno Reis e enfrenta resistência de parte da categoria de professores e profissionais da educação. O atrito entre secretário e categoria se acirraram durante a pandemia, com escolas fechadas, e durante o planejamento de retorno ao modelo presencial. Ainda de acordo com o apurado pelo BNews, o sucessor de Oliveira deve ser algum nome mais técnico, sem ligação direta com a política.

Uma série de indicações do PDT também devem deixar postos importantes na prefeitura. Dois destaques são Andrea Mendonça, que assumiu a secretaria de Cultura e Turismo (Secult) após a saída de Fábio Mota para se dedicar à coordenação da campanha de ACM Neto (União Brasil) ao governo do Estado.

Andrea Mendonça é irmã de Félix Mendonça Jr., deputado federal que é presidente do PDT na Bahia. Um outro nome ligado ao pedetista que deve deixar o Município é Alessandro Lordello, atual secretário municipal de Ordem Pública (Semop).

O BNews apurou que o vereador Duda Sanches (União Brasil) tem o desejo de assumir a Secult, que é apontada como seu sonho antigo. De maneira reservada, nomes ligados à gestão de Bruno Reis também indicaram que ele é cotado para assumir a secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), que hoje conta com Daniel Ribeiro Silva à frente - este, por sua vez, assumiu após a saída de Kiki Bispo (União Brasil) para a vice-liderança do governo na Câmara Municipal de Salvador.

Outros dois nomes com avaliação negativa, segundo as fontes escutadas pelo BNews, também são indicações do PDT: Júlion Fon e Fernanda Lordelo, titulares da secretaria de Governo e Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, respectivamente. Os dois nomes foram indicações da vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT).

Titular da Casa Civil, Luiz Carrera (Republicanos) também deve deixar a secretaria, mas por iniciativa própria. Nomes como Thiago Dantas (Semge), Marcelle Moraes (Secis) e Giovanna Victer (Sefaz) receberam elogios de interlocutores e foram nomes indicados como certos de continuarem à frente de suas respectivas pastas. O mesmo vale para Décio Martins (SMS), Ivete Sacramento (Semur) e Luciano Sandes (Seman).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp