Política

BYD ameaçada? "Erro grave", detona Félix Mendonça Jr. após voto polêmico de Otto Filho

Divulgação
Félix detona posicionamento de Otto Filho; voto do deputado baiano foi decisivo em projeto  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/07/2023, às 19h10 - Atualizado às 19h11   Cadastrado por Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

Presidente do PDT da Bahia, o deputado federal Félix Mendonça Júnior disparou uma nota, na noite desta sexta-feira (7), criticando a retirada do texto da reforma tributária do dispositivo que estendia benefícios do PIS/Cofins e do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) a projetos que tenham sido aprovados até 31 de dezembro de 2024. O destaque beneficiaria a instalação da montadora chinesa BYD em Camaçari.

O dispositivo foi retirado da reforma tributária por meio de um destaque apresentado pelo PL. Para o texto ser mantido, eram necessários 308 votos a favor, mas o número alcançado em plenário foi de 307. O voto do deputado baiano Otto Filho (PSD) foi decisivo.

Seguindo a linha de outros integrantes da bancada, que também criticaram o pessedista, o pedetista afirmou que caberá agora ao Senado "a correção deste erro grave".

"Foi uma derrota para a Bahia e para o Nordeste, que precisa ter uma indústria mais forte, geradora de emprego e renda. O Senado, os nossos senadores, precisam atuar fortemente para corrigir isso. Essa deve ser uma luta de toda a bancada. A população baiana vai cobrar, e não só quem mora em Camaçari, porque a fábrica chinesa vai dinamizar a economia de todo o Estado", disse Félix.

"Cabe a nós, representantes da bancada da Bahia, defender os interesses do nosso Estado, e não dos outros. Essa questão da BYD hoje é uma pauta fundamental para os baianos, suprapartidária, e devemos atuar de forma conjunta para que se torne uma realidade", ressaltou.

Em nota, Otto Filho tentou jogar a culpa do destaque no relator da reforma, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), alegando que ele não acatou a proposta de tirar o limite de prazo para benefícios fiscais.

"Trata-se de um grave erro do relator e a esperança é que o Senado o corrija, refazendo o destaque e liberando assim, os benefícios fiscais sem prazo determinado, e assim permitindo, aos futuros governadores, terem esse legítimo direito", explicou o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp