Política

Caixa: 5 momentos em que Pedro Guimarães cometeu assédio moral contra funcionários; ouça

Foto: Alan Santos/PR
Ex-presidente da Caixa é acusado de assédio moral contra funcionários  |   Bnews - Divulgação Foto: Alan Santos/PR

Publicado em 30/06/2022, às 08h56 - Atualizado às 08h57   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, é alvo de uma série de denúncias de assédio sexual por parte de funcionárias da instituição financeira. Este é o primeiro caso público do tipo envolvendo um alto funcionário do governo Jair Bolsonaro (PL)

O caso foi revelado pelo portal Metrópoles, que também denunciou uma série de descontroles e assédios morais cometidos por Pedro Guimarães, que foi cotado para ser candidato a vice na chapa de Jair Bolsonaro para as próximas eleições presidenciais. Áudios revelaram pelo menos 5 momentos em que o ex-gestor assediou funcionários por mensagens.

Os testemunhos incluem situações em que Guimarães, a partir do cargo de presidente da Caixa, submeteu subordinados a constrangimentos diversos.

O governo decidiu nesta quarta-feira (29) que Daniella Marques será a sucessora de Pedro Guimarães na presidência da Caixa. Ela comanda a Secretaria de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, desde fevereiro. A informação foi revelada pelo colunista Mauro Jardim, de O Globo. Pedro Guimarães deixa o cargo após denúncias de assédio feitas por funcionárias da Caixa.

Daniella trabalhava na Bozano Investimentos e foi assessora especial do ministro da Economia, Paulo Guedes. Ela é vista como pessoa de confiança de Guedes e participou de ações tomadas pela pasta.

Guimarães, que deixou o cargo nesta quarta em razão das denúncias, detestava ser contrariado.

Com frequência, ele elevava a voz e usava palavreado grosseiro e até chulo para reagir a decisões tomadas pelos subordinados que o desagradavam.

Numa teleconferência, claramente irritado, Pedro Guimarães diz que os executivos do banco estariam trabalhando contra ele e contra o governo, e que eles mereciam “se f.” com um eventual retorno do ex-presidente Lula ao poder.

Confira abaixo áudios que comprovam as acusações de assédio moral contra o ex-presidente.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp