Política

Câmara aprova criação do Ministério do Empreendedorismo e Pequena Empresa

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Plenário da Câmara dos Deputados aprovou MP que criou novo ministério por 229 votos a favor e 49 contra  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 15/12/2023, às 07h53   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

Por 229 votos a favor e 49 contra, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de quinta-feira (14) a medida provisória que cria o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Agora, o texto será enviado ao Senado.

Criada em setembro, a pasta é a 38ª do governo Lula e é chefiada por Marcio França (PSB-SP). O novo ministério surgiu após desmembramento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

O relator da MP, deputado Ricardo Silva (PSD-SP), ampliou competências do ministério. Sob a responsabilidade de pasta, ficará o empreendedorismo feminino, a promoção de startups e a simplificação da interação das microempresas e empresas de pequeno porte com o poder público.

O novo ministério é responsável por políticas, programas e ações de apoio e formalização de negócios, de arranjos produtivos locais e do artesanato, além de estímulos ao microcrédito e ao acesso a recursos financeiros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp