Política

Lula cogita criar novo ministério para atrair centrão; entenda

Ricardo Stuckert / PR
Proposta é que a secretaria dedicada aos pequenos negócios, saia da MDic e seja fortalecida com outras atribuições  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 01/08/2023, às 10h26   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

Muitos caminhos estão se desenhando sobre a mesa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que busca formas de recompor a base de apoio do governo, em especial na Câmara dos Deputados. Para isso, Lula está cogitando a possibilidade de criar um novo ministério voltado para as micro e pequenas empresas, com o intuito de atrair as siglas do centrão.

Essa ideia passa pela separação da secretaria dedicada aos pequenos negócios do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDic), com o intuito de ser fortalecida com algumas outras atribuições e, quem sabe, uma agência.

Atualmente o ministério é chefiado pelo vice-presidente da república, Geraldo Alckmin (PSB) que, por sua vez, já indicou para Lula que está disposto a ajudar com a 'rearrumação da casa', inclusive abrindo mão do ministério, se for necessário.

Com a criação do novo ministério, um outro espaço na Esplanada seria ofertado ao PP e ao Republicanos. Neste caso, seria o ministério de Portos e Aeroportos, que hoje é chefiado por Márcio França (PSB). Vale lembrar que Lula deve se reunir com Lira (PP) e Pacheco (PSD) para discutir a entrada do centrão no governo.

De acordo com informações de bastidores, é sentido por aliados de Lula no Congresso Nacional, que o espaço do PSB está superdimensionado, ou seja, o partido está ocupando muito espaço no governo. Isso quer dizer que o 'alvo' está sob cargos cultivados pela sigla.

Assista ao Radar BNews da última segunda-feira (31):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp