Política

Câmara aprova urgência para derrubar decreto que exige visto de turistas dos EUA

Divulgação
Decreto de Lula revogou norma editada por Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 19/12/2023, às 10h40   Cadastrado por Bernardo Rego


FacebookTwitterWhatsApp

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados nesta segunda-feira (18), a urgência para derrubar um decreto do presidente Lula, que exige visto para turistas do Canadá, Estados Unidos e Austrália a partir de 2024.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.


Se a proposta for aprovada, a atual dispensa do documento para quem estiver vindo ao Brasil a partir desses países será mantida.


A urgência acelera a votação da proposta, que agora já pode ser votada diretamente no plenário da Câmara. Para ser derrubado efetivamente, o plenário da Câmara ainda precisa aprovar o mérito do texto. Em seguida, o Senado também precisa ser favorável ao projeto.


Decreto de maio


A proposta revoga um decreto editado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em maio deste ano, que por sua vez derrubou uma decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro de dispensar o visto para estes países. A medida vale por 90 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.


Ao liberar a entrada sem visto de americanos, canadenses, australianos e japoneses no Brasil, em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro não exigiu liberação recíproca para os brasileiros que pretendiam viajar a esses países.


O pedido de urgência foi apresentado pelo deputado Felipe Carreras (PSB-PE), líder do partido que faz parte da base do governo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp