Política

Câmara: Arthur Lira aumenta apoio para reeleição e costura acordo importante com Bolsonaro; saiba mais

Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil
Arthur Lira conseguiu novo apoio para reeleição à presidência da Câmara  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Publicado em 24/11/2022, às 08h42 - Atualizado às 08h43   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

Atual presidente da Câmara dos Deputados e buscando reeleição na Casa, Arthur Lira (PP) conseguiu um novo e importante apoio na busca por recondução dentro da Casa e chegou a 10 partidos apoiando sua presidência na próxima legislatura.

Além disso, Lira também costura um acordo com o presidente Jair Bolsonaro (PL) para dar uma importante comissão em troco do apoio.

Até agora, o presidente da Câmara recebeu o apoio formal ou a sinalização de ao menos dez partidos que, somados, reunirão 328 dos 513 deputados na próxima legislatura. Ele selou aliança ontem com o União Brasil (59 deputados) e já tinha o apoio de PP (47), Republicanos (41), PDT (17), Podemos (12), PSC (6), Patriota (4) e PTB (1).

O PL (99) e o PSD (42) ainda não anunciaram adesão formalmente, mas seus dirigentes já deram sinalizações de que vão integrar o bloco.

O acordo de Lira com Bolsonaro daria ao partido do atual presidente a mais importante comissão da Câmara: a Comissão de Constitução e Justiça (CCJ), por onde devem passar todas as propostas em discussão na Casa.

Isso seria um trunfo para a oposição já que cabe ao presidente da CCJ o controle da pauta do colegiado, ou seja, determinar o que vai ou não ser votado, com o potencial de atrapalhar o andamento de medidas consideradas relevantes para o Planalto.

Novo aliado de Lira, o União Brasil comandará a Comissão Mista de Orçamento (CMO). A ideia é que UB e PP troquem de posição a partir do segundo ano de mandato.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp