Política

Câmara de Salvador pode mudar de lugar e deixar prédio centenário, diz presidente

Carolina Papa/ BNEWS
De acordo com presidente da Câmara de Salvador, prédio centenário precisa ser preservado  |   Bnews - Divulgação Carolina Papa/ BNEWS
Matheus Simoni

por Matheus Simoni

matheus.simoni@bnews.com.br

Publicado em 16/10/2025, às 09h19



O presidente da Câmara de Salvador, Carlos Muniz (PSDB), comentou os impactos do incêndio ocorrido em fevereiro deste ano no prédio que é sede do Legislativo municipal. Em entrevista nesta quinta-feira (16), durante o programa Giro Baiana, da rádio Baiana FM 89.3, ele declarou que já estuda uma saída do prédio histórico.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

"A sede da Câmara Municipal de Salvador nunca sairá dali. O que sairá daí são sessões ordinárias. Nós temos um prédio secular. É um prédio que não cabe mais você fazer mudanças. Quando eu cheguei na Câmara Municipal de Salvador, que eu assumi a presidência, foram feitas mudanças mensais para se fazer salas, para se colocar ar-condicionados em alguns lugares. Não cabe isso aí sem que nós tenhamos um planejamento", destacou o vereador.

De acordo com Muniz, a reforma que será feita na Câmara Municipal tem como objetivo diminuir o uso dos espaços do prédio, abrindo a possibilidade do prédio ser visitado por baianos e turistas e menos utilizado para o trabalho no dia a dia.

"Hoje no plenário da Câmara o vereador só pode fazer uma sessão extraordinária por cada vereador anualmente. Antes tinha vereador que fazia cinco ou seis. Então, você utiliza muito o prédio e você acaba estragando algo que é histórico. E eu acho que isso aí não é benéfico para o trabalho diário da Câmara. O trabalho diário da Câmara é conservar esse prédio", afirmou o presidente da Casa.

Ainda segundo Carlos Muniz, o destino da Câmara Municipal é onde funcionava o Cine Excelsior, na Praça da Sé. "99% de chance de ser o Cine Excelsior. Essa mudança está sendo planejada e essa reforma é uma reforma que você tem que não é sua vontade você tem que estar junto com o Iphan porque é um prédio histórico", declarou.

"O que é que eu quero fazer com a Câmara? Eu quero fazer com que a originalidade dela volte a ser a mais próxima quando ela foi inaugurada, quando ela foi construída. Nós temos lá várias salas, que se você for ver, foi Deus que colocou a mão para que aquele incêndio não tomasse conta de toda a Câmara, certo? Mas são divisórias. Todo dia é feita uma divisória na Câmara", pontuou.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)