Política

Câmara dos Deputados aprova criação de novo feriado nacional; saiba qual

Valter Campanato / Agência Brasil
Dia 20 de novembro, conhecido como Dia da Consciência, será feriado nacional após aprovação da Câmara dos Deputados; texto vai para a sanção de Lula  |   Bnews - Divulgação Valter Campanato / Agência Brasil
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 30/11/2023, às 07h21 - Atualizado às 07h26


FacebookTwitterWhatsApp

A Câmara dos Deputados aprovou, por 286 votos a favor e 121 contrários, um projeto de lei que institui o dia 20 de novembro como feriado nacional. A data celebra o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra. Inclusive, essa comemoração já havia sido aprovada como feriado pelo Senado Federal em 2021 e agora segue para a sanção do presidente Lula (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Durante a votação na 'Casa Baixa', mais de 100 deputados haviam sido orientados por suas legendas a votar contra o projeto. Estes foram os casos dos parlamentares que compõem o Partido Novo (Novo) e o Partido Liberal (PL). Vale lembrar que o texto foi votado e aprovado de forma ágil devido à aprovação de um requirimento de urgência aprovada pela Câmara na semana passada.

Com o pedido de urgência aprovado, o texto não precisou passar pelas comissões temáticas e pôde ser aprovado diretamente no plenário da Câmara. Essa aprovação é uma vitória da bancada negra da 'Casa Baixa'. O núcleo havia pedido ao presidente Arthur Lira (PP) que o texto fosse votado ainda em 2023.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (29):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp