Política

Câmara dos Deputados quer convocar ministra da Saúde; entenda

Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil
Ministra acusou a deputada Bia Kicis de fazer fake news sobre vacinas  |   Bnews - Divulgação Fábio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Publicado em 13/12/2023, às 14h44   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A deputada Bia Kicis (PL-DF) quer convocar a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a explicar as acusações feitas na terça-feira (12) na live com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As informações são da coluna de Lauro Jardim, do O GLOBO.

Nísia cusou Kicis de fazer fake news sobre vacinas. Diante disso, a parlamentar, que é presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara, apresentou ontem um requerimento de convocação da ministra.

Segundo a coluna, no pedido, a deputada diz que as declarações de Nísia são uma “ameaça que caracteriza grave afronta ao parlamento e às prerrogativas e imunidades parlamentares”.

Na live com o presidente, Nísia afirmou que o governo quer investigar as declarações falsas sobre saúde feitas durante uma sessão da Comissão de Fiscalização e Controle. 

“Movimentos antivacinas existem no mundo há alguns anos, mas agora nós temos uma estratégia deliberada de usar falsas informações científicas. O que nós vimos, e isso é uma coisa para entristecer, são lives promovidas por uma comissão dentro da Câmara federal, a Comissão de Fiscalização, em que médicos falam que a vacina pode causar mortes, no caso da vacina da Covid, por miocardite. Tudo fake news, sem base científica, mas aparecendo como fosse informação científica”, disse a Nísia.

A ministra completou: “O que nós fizemos foi criar um programa que é o Saúde com a Ciência, junto com a Secom, com a AGU, com a CGU, para que esses casos sejam investigados. Tudo isso é notificado”. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp