Política

Carballal chama Bruno Reis de 'assessor de ACM Neto' e diz que transporte público pode colapsar

Câmara de Salvador
Segundo Carballal , a idade média da frota dos ônibus era de 3 anos quando ACM Neto assumiu a Prefeitura e hoje é de 8 anos  |   Bnews - Divulgação Câmara de Salvador

Publicado em 29/04/2022, às 11h22   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador licenciado de Salvador Henrique Carballal disse que a população soteropolitana pode viver em breve um colapso no sistema de transporte da cidade, sem ônibus para rodar. Segundo ele, a idade média da frota dos ônibus era de três anos quando ACM Neto assumiu a Prefeitura e hoje é de oito anos.

“Então você vê que é um transporte público deficitário, que não atende aos interesses da população” salienta Carballal, que ainda esclarece que o prefeito Bruno Reis mandou para a Câmara Municipal de Salvador um Projeto de Lei (PL) para subsidiar durante dois meses a tarifa do transporte. “Nesse PL que está mandando, Bruno não resolve o problema da tarifa e não resolve o problema do transporte efetivamente, ou seja, tinham três empresas, e entre essas, uma faliu e as linhas foram assumidas pelas outras duas empresas que estão em situação similar a que já faliu e para piorar a situação, ele quer cobrar R$400milhões de outorga onerosa, que no processo licitatório estabeleceu como forma de escolha das empresas” disse Carballal.

Ainda segundo o vereador licenciado, durante esse processo, ACM Neto tomou uma decisão equivocada ao não optar por uma empresa que fizesse o melhor serviço ou que fizesse uma tarifa mais baixa. “Com esse quadro, com a forma que o calculo da tarifa é feito, quem vai pagar a outorga de R$400milhões é o povo pobre que precisa utilizar esse meio de transporte. Portanto, esse modelo que Bruno Reis continua insistindo, que foi estabelecido por ACM Neto, é um sistema que vai levar as empresas à falência, levando ainda um péssimo serviço para a população e sem resolver efetivamente o problema” afirmou.

Inúmeras situações de dificuldade para instalar as comissões da Câmara Municipal também vêm sendo criadas de acordo com Carballal, que explica que esse fato só piora a situação. “Isso termina impossibilitando que a Câmara possa discutir e melhorar o PL que ele enviou, inclusive votando, para que possa ser implementado, sendo capaz de levar algum tipo de benefício para a população. Então é fundamental que Bruno Reis assuma o papel de prefeito da cidade e deixe de ser assessor de ACM Neto, pois enquanto ele for assessor de ACM Neto, ele vai continuar sem se preocupar com esse tipo de situação grave e vai prejudicar cada vez mais a população de Salvador, que pode acordar com um colapso do sistema de transporte da cidade e não ter ônibus para rodar. O povo não terá como ir ao trabalho, ir estudar, ir para o seu lazer, pois a cidade não vai ter transporte público de qualidade, pois o prefeito não resolve nada, mesmo com o governador Rui Costa tendo sinalizado alternativas com a participação do Governo do Estado para garantir o transporte público de qualidade em Salvador, apesar disso, nada foi feito pela Prefeitura” concluiu.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp