Política

Carballal reage a negativa de Bruno Reis em pagar reajuste concedido pela Câmara

Divulgação/Câmara Municipal de Salvador
Vereador Henrique Carballal (PDT) rebateu declarações do prefeito sobre aumento a agentes comunitários de saúde  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Câmara Municipal de Salvador

Publicado em 13/08/2022, às 14h24   Vinícius Dias e Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Henrique Carballal (PDT) reagiu às declarações do prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB), acerca do reajuste concedido aos agentes comunitários aprovado após uma sessão tensa na Câmara Municipal de Salvador (CMS), na última terça-feira (9), quando os edis derrubaram o veto do chefe do Executivo municipal.

Neste sábado (13), durante a realização da Feira Social no Subúrbio, Bruno afirmou que não tem como dar o reajuste. Com essa aprovação na Câmara, o impacto nas contas da Prefeitura será de R$ 310 milhões.

"Não há como pagar 242% de aumento, ninguém teve isso, não há instituição que comporte de um ano para o outro um reajuste nessa magnitude. Infelizmente, o presidente da Câmara está brincando, enganando os agentes comunitários e agentes de endemias com algo que não vai se concretizar", afirmou o prefeito.

Após a declaração, Henrique Carballal, outrora aliado da gestão municipal, disparou contra Bruno Reis, afirmando que é o prefeito que, na verdade, é quem está enganando à população de Salvador.

"Primeiro que quem tenta enganar a cidade é o prefeito Bruno Reis, é preciso que as pessoas tenham consciencia de que o CN [Congresso Nacional] aprovou uma lei aprovando o piso de servidores (endemia e saúde) e que, nesse piso, está assegurado o repasse do governo federal para os municípios. A própria lei do piso assegura", afirmou o pedetista.

Para o edil, o prefeito da capital baiana não quer cumprir a lei e tenta enganar a população com o discurso de que não tem condições de pagar o valor estabelecido pela legislação. Carballal ainda disse que Bruno tem o "perfil de prefeito Bolsonarista".

"O que ele não quer é pagar o piso e gratificações acumuladas pela categoria ao longo do tempo. Desde a trajetória de reconhecimento social, até a população mais carente que recebe auxílio dessa categoria. O piso está garantido por Lei Federal, ele pode fazer a mise-en-scène que quiser, enganar o poder judiciário aqui na Bahia, mas não tem como impedir uma lei federal de ser cumprida", afirmou.

"Ele quer apenas pagar o piso e não pagar as gratificações para aumentar o caixa da prefeitura. Esse é o perfil do prefeito Bolsonarista, que não assinou a carta em defesa da Democracia, que não está ao lado dos trabalhadores, de quem precisa de saúde pública. Está ao lado de fake news, facismo, é um enganador", completou.

Por último, ele saiu em defesa do presidente da CMS, Geraldo Júnior (MDB), afirmando que o colega de legislatura cumpriu com a missão dele na Casa. "[Ele colocou] para votar um projeto que a Lei Federal já estabelece. Bruno quer enganar as pessoas, o dinheiro vem do governo federal", finalizou Carballal.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp