Política

Carla Zambelli sofre derrota na Itália e será extraditada para o Brasil

Michel Jesus/Câmara dos Deputados
O Ministéro Público Itáliano deu um parecer favorável a extradição de Carla Zambelli nesta quarta (22)  |   Bnews - Divulgação Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Héber Araújo

por Héber Araújo

Publicado em 22/10/2025, às 17h04



O Ministério Público da Itália apresentou, nesta quarta-feira (22), um parecer favorável para a deportação da deputada Carla Zambelli (PL-SP) para o Brasil. Zambelli está presa cautelarmente no país europeu, desde o dia 29 de julho.  

A decisão foi tomada pela Corte de Apelação de Roma, tendo sido confirmada pela Advocacia-Geral da União (AGU) em sequência. 

A prisão de Zambelli na Itália ocorreu após a Justiça brasileira pedir a inclusão do nome dela na lista de fugitivos internacionais da Interpol. No Brasil, a deputada federal foi condenada a dez anos de prisão por invadir o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com ajuda de um hacker.  

Antes da condenação ser definitiva, Zambelli deixou o Brasil, pela fronteira com a Argentina, por onde atravessou alegando que iria fazer um tratamento de saúde. Na sequência foi para a Itália, por ter cidadania, o que a fez ser incluída na lista vermelha da Interpol. 

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)