Política

Caso Abin: 'Núcleo político' é alvo da Polícia Federal em ações contra a família Bolsonaro

Reprodução
Endereços ligados a Carlos na cidade do Rio de Janeiro foram vasculhados por agentes da Polícia Federal  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 30/01/2024, às 07h02   Cadastrado por Bruno Guena


FacebookTwitterWhatsApp

O vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos) foi alvo de mandados de busca e apreensão da Polícia Federal nesta segunda-feira (29). A ação faz parte da terceira operação da investigação sobre a denominada "Abin Paralela" no governo de Jair Bolsonaro (PL).

Endereços ligados a Carlos na cidade do Rio de Janeiro foram vasculhados por agentes da PF. Entre eles uma casa, seu gabinete na Câmara de Vereadores, escritório político e uma residência de veraneio da família Bolsonaro, em Angra dos Reis.

O ministro Alexandre de Morares, do STF (Superior Tribunal Federal) afirmou que o objetivo da Polícia Federal com esta operação foi "avançar no núcleo político, identificando os principais destinatários e beneficiários das informações produzidas ilegalmente no âmbito da Abin [Agência Brasileira de Inteligência]".

"A organização criminosa infiltrada na Abin também se valeu de métodos ilegais para a realização de ações clandestinas direcionadas contra pessoas ideologicamente qualificadas como opositoras, com objetivo de 'obter ganho de ordem política posto que criavam narrativas para envolver autoridades públicas de extrato politico oposicionista da então situação'", escreveu Moraes.

Ainda de acordo com Moraes, uma nova frente de investigação tem como alvo a família Bolsonaro, que nos últimos anos esteve no centro de apurações envolvendo a prática de "rachadinha" e a articulação de milícias digitais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp