Política

Caso das joias: saiba quais perguntas Jair Bolsonaro terá que responder

Marcos Corrêa/PR
Em despacho assinado na quinta-feira (9), o ministro do TCU listou perguntas para Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa/PR

Publicado em 12/03/2023, às 10h08   Cadastrado por Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

Jair Bolsonaro (PL) segue na mira do Tribunal de Contas da União (TCU) após o escândalo envolvendo a entrada ilegal de joias sauditas no /Brasil. Após determinar que o ex-presidente devolva as jóias dadas a ele como forma de presente pelo governo da Arábia Saudita, o TCU quer o depoimento de Bolsonaro.

De acordo com informações do O Antagonista, os questionamentos serão feitos por escrito, através do ministro Augusto Nardes. Bolsonarista, Nardes ganhou as manchetes ao enviar um áudio com teor golpista para amigos dele do agronegócio em um grupo de WhatsApp. Na mensagem, o bolsonarista sugeria que as Forças Armadas estariam prontas para um golpe.

Além de Bolsonaro, o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, também deverá responder aos questionamentos. Em despacho assinado na quinta-feira (9), o ministro listou as seguintes perguntas ao ex-presidente:

  • quais foram os presentes recebidos por ocasião da visita à Arábia Saudita?
  • quais os presentes recebidos que estão em sua posse neste momento, além daqueles apreendidos, e qual o destino a ser dado para cada um deles?
  • os presentes trazidos seriam personalíssimos da ex-Primeira-Dama e do ex-Presidente da República ou seriam incorporados ao acervo do Governo Brasileiro?
  • se os presentes foram recebidos em caráter pessoal, quais as providências para o pagamento dos devidos tributos?
  • houve orientação para o envio de servidor em avião da Força Aérea Brasileira para tentar buscar nova leva de presentes encaminhados pelo Governo Saudita?

No último sábado (04), o Ministério Público Federal (MPF) em Guarulhos foi acionado pela Receita Federal para apurar o caso. Com informações e imagens dos bens apreendidos no aeroporto internacional de São Paulo, em outubro de 2021, a representação foi distribuída para uma procuradora do MPF na cidade. As peças, avaliadas em mais de R$ 16,5 milhões, seriam um presente do governo da Arábia Saudita para Michelle.

Desde que as peças foram apreendidas, houve ao menos oito tentativas do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro de recuperar os itens, mas a Receita Federal não atendeu aos pedidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp