Política

Caso Moro: Partido quer que Lula seja investigado pela PGR; saiba mais

Marcelo Camargo / Agência Brasil
O partido diz que no instante em que Lula falou em suposta fraude na ação da PF, ele cometeu crime de prevaricação  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 24/03/2023, às 18h28   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

A Procuradoria Geral da República (PGR) foi acionada pelo diretório nacional e a bancada do Novo na Câmara para investigar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo crime de prevaricação após o petista questionar a operação da Polícia Federal que desarticulou célula do PCC que pretendia sequestrar e matar o senador Sergio Moro. De acordo com o presidente da sigla, Eduardo Ribeiro, “Lula está ultrapassando todos os limites”.

Suas declarações são graves, desmoralizam a Polícia Federal e afrontam nossas instituições. Além de propagar teorias conspiratórias sem pé nem cabeça”, afirmou Ribeiro.

Na ação, o partido diz que o caso “trata-se de um dos crimes contra a Administração Pública, crime doloso efetuado por servidor público, que tem como elemento subjetivo a satisfação de interesse ou de sentimentos pessoais”.

O partido diz que no instante em que Lula questionou o trabalho da 9º Vara Federal de Curitiba e falou em suposta fraude na ação da PF, ele cometeu crime de prevaricação por não determinar a apuração de “sérias acusações relatadas por ele contra outros órgãos e autoridades públicas”.

O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) comentou o caso e, segundo ele, “cabe agora à PGR cumprir seu papel e oferecer denúncia contra o presidente por ter incorrido em crime comum”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp