Política

Centrais Sindicais vão propor revisão da legislação trabalhista em reunião com Lula

@ricardostuckert
Reunião entre Lula e Centrais sindicais acontece na tarde desta quinta-feira  |   Bnews - Divulgação @ricardostuckert

Publicado em 01/12/2022, às 15h09   Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

Líderes das seis maiores Centrais Sindicais do Brasil vão se reunir com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nesta quinta-feira (30). Uma das pautas da reunião será a revisão de pontos da legislação trabalhista. 

“É uma conversa sobre como ficam os itens que foram aprovados no governo Michel Temer e Jair Bolsonaro”, disse João Carlos Gonçalves, secretário-geral da Força Sindical, à CNN. Ainda segundo o líder, a ideia não é retornar ao antigo modelo do imposto sindical — eliminado pela reforma trabalhista de Temer —, mas defender que trabalhadores que forem beneficiados pelas negociações possam contribuir voluntariamente com os sindicatos que lideram essas negociações.

As centrais devem pedir ainda que as negociações individuais — outra mudança na reforma — sejam revistas e que seja retomado o princípio da ultratividade, pelo qual uma convenção trabalhista que não tenha sido renovada possa ter seus efeitos prolongados.

Além dele também estarão representantes da Central Única dos Trabalhadores, União Geral dos Trabalhadores, CTB, NCST, e CSB.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp