Política

Centrão pressiona Lula a manter ministro investigado pela PF

Ricardo Stuckert / PR
Na última sexta (1º), Juscelino Filho foi alvo de uma operação que investigava um suposto esquema de lavagem de dinheiro da Codevasf  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 04/09/2023, às 10h11


FacebookTwitterWhatsApp

Em meio às negociações para que o PP e o Republicanos integrem o atual governo, o presidente Lula vem sendo pressionado por partidos do Centrão para manter o ministro das Comunicações Juscelino Filho, do União Brasil, no cargo. As informações são da coluna de Josias de Souza, no portal UOL.

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na última sexta-feira (1º) uma operação que investigava  um suposto esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro, envolvendo verbas federais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Além do ministro, a irmã do ministro, Luanna Rezende (UB), prefeita da cidade de Vitorino Freire (MA), também foi alvo da ação.

De acordo com a publicação, integrantes do centrão acreditam que a demora de Lula na “mini-reforma ministerial”  e a operação da PF sobre Juscelino não são mera coincidência. Para esse grupo de parlamentares, a ação seria para constranger o centrão a aceitar ministérios menores. O suposto complô já teria sido usado quando a PF pediu autorização ao Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar Arthur Lira no caso dos kits de robótica.

Ainda segundo o colunista, em conversas com auxiliares, Lula cogitou a possibilidade de trocar Juscelino por outro nome do União Brasil. Ao tomarem conhecimento da possível substituição, os líderes do partido na Câmara e no Senado, Elmar Nascimento e Efraim Filho, divulgaram uma nota de "solidariedade e apoio" a Juscelino.

Os parlamentares disseram que o inquérito da PF contém "denúncias e indícios que ainda não foram devidamente apurados" e destacaram que o ministro do STF, Luís Roberto Barroso, negou pedido de busca e apreensão contra Juscelino.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp