Política

CGU registrou 1.412 denúncias por corrupção contra o governo Lula em 2023; saiba mais

Divulgação / CGU
Com esses números, até o momento são quatro denúncias por dia  |   Bnews - Divulgação Divulgação / CGU
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 14/12/2023, às 14h51 - Atualizado às 14h59


FacebookTwitterWhatsApp

O número de denúncias recebidas pela Controladoria-Geral da União (CGU) em 2023 é alarmante. Ao todo, até a última quinta-feira (13), o órgão já tinha registrado 1.412 alertas, entre reclamações e comunicados de corrupção no governo federal. Esse número equivale a cerca de quatro denúncias por dia neste ano de 2023, já sobre a gestão do presidente Lula (PT).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

De todos os órgãos vinculados ao governo federal, o que possui um maior número de denúncias, comunicações e reclamações de corrupção é o Ministério de Saúde. Comandada pela ministra Nísia Trindade, a pasta conta com 140 manifestações em 2023. O detalhe é que as acusações contra a Saúde vem desde 2022 durante a gestão do ex-presidente Bolsonaro (PL).

Atrás do Ministério da Saúde ficaram a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), que é ligado ao Ministério da Fazenda, comandado por Fernando Haddad (PT). Todos os registros são mantidos em um sistema da CGU, mas a investigação de cada um deles, normalmente, acabam sendo realizadas por cada um dos órgãos envolvidos na denúncia.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (13):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp