Política

Chanceler volta ao Brasil após Lula adiar viagem à China

Marcelo Camargo / Agência Brasil
O chanceler estava na República Dominicana e embarcaria para Pequim  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 26/03/2023, às 13h24   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O chanceler Mauro Vieira já está de volta ao Brasil. Ele estava na República Dominicana e embarcaria para Pequim, mas decidiu cancelar a ida ao país asiático após a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a China ser adiada pelo Palácio do Planalto no último sábado (25).

O médico Lula, Roberto Kalil, afirmou que o presidente deve ter "vida normal" já a partir de terça-feira (28). O diagnóstico do mandatário é de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A. Ele está sendo acompanhado por médicos e tomando medicação. Até o momento, não há previsão para nova viagem.

Ministros que acompanhariam Lula também cancelaram, menos o chefe da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), que já está em Pequim e vai manter os encontros previstos e volta no dia 30. Um grupo de empresários também já havia viajado para a China, e os eventos de negócios serão mantidos.

China se pronuncia

O Ministério das Relações Exteriores da China desejou, neste domingo (26), uma rápida recuperação ao presidente e afirmou ter sido avisado da decisão de adiar a visita da comitiva brasileira.

O ministério disse ainda que entende e respeita a decisão. "Enviamos pensamentos calorosos a Lula e desejamos a ele uma rápida recuperação”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp