Política

CÍNTIA KELLY: O interesse de Mário Júnior de se reaproximar do governo baiano

BNews
E mais: Moema dando trabalho para a cúpula do governo; o futuro de Sidninho e André Fraga  |   Bnews - Divulgação BNews
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 01/03/2024, às 07h00 - Atualizado às 14h29


FacebookTwitterWhatsApp

O interesse de Mário Júnior de se reaproximar do governo baiano

A ausência do presidente estadual do PP, deputado federal Mario Negromonte Júnior, na posse dos presidentes de partidos ligados ao prefeito Bruno Reis, foi percebida por importantes atores da cena política.

Não é novidade que Mario Júnior já demonstrou que quer seu partido de volta à base do governodo PT, hoje comandado por Jerônimo Rodrigues. Ele quer mostrar ao mandatário que é fiel e confiável.

Dizem que o interesse dele tem motivo. A próxima vaga de conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) é de procurador do órgão. O deputado teria interesse deindicar nome ligado a ele no lugar de seu pai, Mario Negromonte, que deve se aposentar em meados do próximo ano, quando completa 75 anos.

Voto animal

A menos que a Lei Eleitoral tenha mudado, apenas o ser humano tem direito a votar. Apesar disso, a secretária de Sustentabilidade e Proteção Animal, vereadora licenciada Marcelle Moraes (União Brasil), disse em publicação no Instagram que prefere animal a gente.

Ela deve se desincompatibilizar do cargo no início de abril para disputar a reeleição. A pergunta é: ela vai pedir voto a gente ou bicho?

HPVet será inaugurado dia 25

Por falar em bicho, o Hospital Público Veterinário de Salvador deve ser inaugurado no dia 25 de março, um mês e sete dias após o previsto. A intenção é que o equipamento seja entregue com pompa circunstância nas comemorações dos 475 anos de Salvador.

E André Fraga vai para…

O vereador André Fraga deve definir nesta sexta (1°/03) se permanece no PV ou vai para outro partido da base do prefeito Bruno Reis. Como esta coluna já havia publicado, o verdista deverá ingressar no PDT. Ele negou a informaçãoà época.

O medo de Sidninho…

Já o vereador Sidninho sai do Podemos e deve se filiar ao PL, liderado na Bahia pelo ex-ministro da Cidadania, João Roma. A relação dos dois é boa. No entanto, o que pesa é o receio do vereador de o número ‘22’ não ser bem aceito pelas comunidades mais pobres de Salvador. O partido, não custa lembrar, é o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro, cuja popularidade na capital baiana não é das melhores.

Cada um é cada um, diz Neto sobre ligação de Bolsonaro e Caiado

Falando em Bolsonaro, o recém-eleito vice-presidente do União Brasil, ACM Neto, voltou a enfatizar a importância de Ronaldo Caiado disputar a presidência da República em 2026. Governador de Goiás, Caiado foi um dos mandatários a participar da manifestação na Paulista em prol do ex-presidente.

ACM Neto vai de encontro a posição de seu partido, que faz parte do governo Lula e tem ajudado a aprovar projetos do Executivo no Congresso Nacional. “Meu desejo é que Caiado seja o candidato do União Brasil a presidente da República”.

Para Neto, a proximidade do governador de Goiás com o capitão reformado não prejudica a imagem do correligionário. “Cada um é cada um. Caiado é Caiado. Bolsonaro é Bolsonaro”. Então, tá.

Supera, Leo Prates…

Até hoje os que estiveram na posse dos presidentes do PP, Cacá Leão; PRD, Francisco Elde; e DC, Igor Domingues, ocorrida na segunda (26), questionam o comportamento do deputado federal Leo Prates (PDT). Apático e sem entusiasmo durante todo o tempo do evento, Leo parecia querer estar em qualquer lugar menos no Centro de Convenções, onde ocorreu o ato.

O momento mais constrangedor foi quando a plateia ovacionou Ana Paula Matos ao coro de ‘é ela novamente’, numa referência a manutenção de Ana na vice de Bruno Reis, que disputará a reeleição.

Ninguém entendeu nada, já que Leo jura de pés juntos que aparou as arestas com Ana há meses. E mais. O pedetista tem dito que não quer o lugar da colega de partido. Mas o que ele demonstrou é não ter superado o fato de ter sido preterido.

Moema Gramacho dando trabalho

A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, vem preocupando a cúpula da Governadoria.

Além de o governo desejar tomar Camaçari das mãos do União Brasil, ele quer a manutenção da prefeitura de Lauro. Ao que tudo indica, Moema tem tomado decisões sem compartilha-la com membros do seu partido.

Uma fonte confidenciou que a petista está apostando em nomes que, até o momento, não se mostraram viáveis, a exemplo deAntônio Rosalvo e Ailton Florêncio.

Em contato com a coluna, fonte palaciana disse que a petista “está cozinhando o galo e mandando para rua”.

Em linhas gerais, a prefeita pode escolher outro candidato fora do radar, o que contrariaria os que hoje ela põe debaixo do braço. “O que é um risco. Eles podem ficar chateados e se bandearem para o lado da oposição”, diz.

Hoje, nomes da oposição como Debora Régis e Teobaldo figuram bem nas pesquisas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp