Política

CÍNTIA KELLY: Rui Costa quis me matar politicamente, diz Marcelo Nilo

BNews
E mais: Fabíola Mansur pode deixar o PSB; líder do governo na ALBA leva pito de Jerônimo  |   Bnews - Divulgação BNews
Cíntia Kelly

por Cíntia Kelly

[email protected]

Publicado em 26/01/2024, às 07h00 - Atualizado às 08h13


FacebookTwitterWhatsApp

Rui Costa quis me matar politicamente, diz Marcelo Nilo

Em campanha para conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), o ex-deputado federal Marcelo Nilo (Republicanos), tem feito uma historiografia dos anos em que foi aliado do governo petista. Faz altos elogios a Jaques Wagner, mas não poupa Rui Costa, hoje ministro da Casa Civil.
"Rui Costa, por algum motivo, desde que assumiu o governo [2014 - 2022] ele quis me matar politicamente. Qual o motivo? eu nao sei. Me tratava bem e por trás sempre me matando. Ele é excelente filho, pai, bom gestor. Mas como político nunca foi bom", alfinetou.

Jerônimo Rodrigues dá situada em líder do governo

Diante da retirada do projeto que equipara os rendimentos dos defensores públicos da Bahia aos dos integrantes do Ministério Público e Judiciário a pedido do governador Jerônimo Rodrigues, o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, Rosemberg Pinto (PT), foi até o mandatário pedir explicações sobre os motivos que o levaram a recuar. Fontes desta colunista dizem que o parlamentar ouviu o que não queria do correligionário de alta patente. "O governador aqui sou eu", teria dito Jerônimo.

Fabya Reis x Suica: o vice perfeito para Geraldo Junior

A busca pela vice de Geraldo Junior (MDB), pré-candidato a prefeito de Salvador, tem até enquete. O PT fez uma pesquisa interna para indicar vice do emedebista. Fabya Reis foi o nome que saiu na frente. O senador Jaques Wagner e o deputado federal Valmir Assunção estão atuando forte para a indicação da secretária de Desenvolvimento Social do Estado.
No entanto, na pesquisa de rua, o nome que lidera com folga é do vereador Suica, ligado ao Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza.
Wagner já emplacou Geraldo Junior, será que conseguirá emplacar a vice também, é o que questionam alguns petistas. Pode apostar que sim.

Fabíola Mansur de malas prontas para deixar o PSB?

Com a dificuldado de conseguir voto suficiente para manter a titularidade na Assembleia Legislativa da Bahia, informações indicam que a deputada Fabiola Mansur estaria com o pé fora do PSB.
O que a impede de levar o desejo a frente é o fato de o mandato depender do partido. Fabíola é suplente de Angelo Almeida, que comanda a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Para pessoas próximas, ela chegou a admitir que não segue no partido. Entretanto, há informação de que os bombeiros já entraram em campo para evitar a saída da parlamentar da legenda.

Fim da afroconveniência

Na eleição de 2022, o que se viu foi um festival de mudanças na cor e raça dos candidatos pelo Brasil. Na Bahia, dois casos chamaram a atenção. Entre a eleicao de 2018 e a do ano passado, os deputados Rosemberg Pinto (PT) e Alice Portugal (PCdoB) mudaram de cor. Deixaram de se autodeclarar brancos e passaram a ser pardos.

Diante da farra das autodeclarações dissonantes entre um pleito e outro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apresentou uma minuta com propostas de alterações em algumas das regras, como restringir a mudança na autodeclaração dos candidatos de uma eleição para a outra.
A medida visa coibir a mudança no cadastro e possíveis repasses indevidos de verba reservadas a candidaturas negras.
Só para você, querido leitor, tem uma ideia da farra, em 2020, 25 mil candidatos mudaram de cor.

"Entregar a cabeça do partido a um adversário é absurdo", diz Colbert Martins sobre apoio a Zé Neto em Feira

A queda-de-braço entre a cúpula do MDB e o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, promete. Enquanto os irmãos Vieira Lima querem o partido apoiando a candidatura de Zé Neto (PT) a prefeito da segunda maior cidade baiana, Colbert quer que a sigla continue comandando o município. "Se o partido tiver uma posição como essa, teremos uma posição diferente. Querer entregar a cabeça do partido a um adversário é um absurdo"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp