Política

CMS aprova PL que beneficia pessoas com deficiência; saiba mais

Divulgação / CMS
O vereador Sílvio Humberto (PSB) é o autor do Projeto de Lei (PL)  |   Bnews - Divulgação Divulgação / CMS

Publicado em 23/05/2023, às 16h15   Cadastrado por Edvaldo Sales


FacebookTwitterWhatsApp

O Projeto de Lei (PL) que estende a obrigatoriedade da reserva de 10% da frota com acessibilidade para pessoas com deficiência às empresas de transporte por aplicativo foi aprovado pela Câmara Municipal de Salvador (CMS). O PL nº 361/2021 altera a Lei Municipal nº 9.488/2019, que dispõe sobre o Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros (STIP).

O vereador Sílvio Humberto (PSB), autor do projeto, afirma que a nova legislação garantirá direitos a uma parte significativa da população que enfrenta sérias limitações com a mobilidade urbana.

“Esta adequação certamente vai minimizar o sofrimento das pessoas que possuem mobilidade reduzida a terem acesso a veículos adaptados para cadeiras de rodas”, justifica.

A Lei do Estatuto das Pessoas com Deficiência faz a determinação da reserva de dez por cento de veículos acessíveis exclusivamente para empresas de táxi, mas não prevê reserva da frota em veículos adaptados para cadeiras de rodas”, completou.

Além disso, o projeto determina, dentre outros recursos, a inclusão da audiodescrição, de modo a facilitar a plena utilização por usuários com deficiência, e proíbe a cobrança diferenciada de tarifas ou de valores adicionais pelo serviço prestado em função da condição de pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp