Política

Coletivos da comunicação repudiam tentativa de intimidação de deputado bolsonarista à jornalista

Reprodução/Redes Sociais
ABERT, a ANER e a ANJ condenam ato de deputado Douglas Garcia (Republicanos) contra Vera Magalhães  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais

Publicado em 14/09/2022, às 12h15   Pedro Moraes



Na última terça-feira (13), o deputado bolsonarista, Douglas Garcia (Republicanos), foi expulso do debate realizado pelo UOL em parceria com a Folha de São Paulo e a TV Cultura. A razão da expulsão aconteceu depois do parlamentar ameaçar a jornalista Vera Magalhães, a qual já foi, anteriormente, atacada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), no debate da TV Bandeirantes.

Por causa da manifestação agressiva do parlamentar, diversas associações nacionais relacionadas à comunicação - como a ABERT, a ANER e a ANJ - se posicionaram em conjunto repudiando o comportamento de Douglas. 

“A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenam de forma veemente a agressão sofrida pela jornalista Vera Magalhães, na terça-feira (13), no auditório do Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), onde se realizou o debate dos candidatos ao governo estadual, promovidopor Folha de S. Paulo, UOL e TV Cultura”, diz trecho da nota oficial. 

Douglas é um dos integrantes da comitiva do candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Após o término do debate, ele tentou acertar a jornalista e repetiu frases citadas pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), no decorrer do primeiro debate presidencial. O deputado afirmou que ela é "uma vergonha para o jornalismo" e questionou a representatividade do seu contrato de trabalho. 

O momento da agressão foi registrado pela própria profissional. No meio do ato, o mediador do debate, Leão Serva, entrou na cena e retirou o celular da mão do parlamentar, lançando-o para longe. Por fim, Douglas Garcia foi retirado do ambiente com o apoio de seguranças. 

Por meio das redes sociais, Vera relatou que vai prestar queixa e registrar um boletim de ocorrência. "Há centenas de testemunhas. Usou o convite no estafe de Tarcísio de Freitas no debate apenas para vir mentir e me acossar e ameaçar", disse.

Confira a nota de repúdio:

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), a Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER) e a Associação Nacional de Jornais (ANJ) condenam de forma veemente a agressão sofrida pela jornalista Vera Magalhães, na terça-feira (13), no auditório do Memorial da América Latina, em São Paulo (SP), onde se realizou o debate dos candidatos ao governo estadual, promovido por Folha de S. Paulo, UOL e TV Cultura. 

A intimidação e ofensas desferidas contra Vera Magalhães pelo deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos) são uma tentativa de constranger o livre trabalho da jornalista e uma inaceitável agressão à liberdade de imprensa.

A ABERT, a ANER e a ANJ repudiam as agressões, esperam as devidas providências em relação à atitude do parlamentar e alertam para a necessidade de respeito à atividade da imprensa como parte essencial do sistema democrático

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp