Política

Com 7% do eleitorado, Buenos Aires pode ajudar Milei a se tornar presidente

Reprodução Pixabay
Agora, há uma expectativa de que grande parte dos votos dela migre para Milei  |   Bnews - Divulgação Reprodução Pixabay

Publicado em 19/11/2023, às 11h18   Folhapress


FacebookTwitterWhatsApp

A capital Buenos Aires pode ajudar Javier Milei a chegar à Presidência da Argentina neste domingo (19), mas tem peso relativo. Na cidade onde o peronismo não ganha em eleições locais há 16 anos, o favoritismo, a princípio, é do ultraliberal contra o atual ministro da Economia Sergio Massa.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A chamada Cidade Autônoma de Buenos Aires abriga 7% dos eleitores (2,5 milhões de pessoas) e foi o único distrito onde Patricia Bullrich, a candidata da oposição de centro-direita, venceu em outubro. Ali, ela teve 41% dos votos, contra 32% de Massa e 20% do ultraliberal Javier Milei, sem conseguir chegar ao segundo turno.


Agora, há uma expectativa de que grande parte dos votos dela migre para Milei. Logo depois das eleições, Bullrich e o ex-presidente Mauricio Macri --que também governou a capital de 2007 a 2015-- decidiram esquecer as ofensas trocadas na corrida e apoiar o economista, participando ativamente da campanha.


Os dados, porém, indicam que essa migração pode não ser suficiente. Primeiro porque há regiões muito mais populosas, como a província de Buenos Aires (separada administrativamente da capital), que concentra 37% dos votantes, é historicamente peronista e foi fundamental para a vitória de Massa no primeiro turno.


Para se ter uma ideia, se Milei somasse todos os 767 mil votos recebidos por Bullrich na cidade, ainda teria apenas 8,6 milhões nacionalmente (32,3%), insuficiente para ganhar a eleição. No país inteiro, ele precisaria arrecadar 88% dos votos dela para chegar à maioria simples contra Massa, sempre em relação ao primeiro turno.


Para analistas, também é provável que parte dos eleitores da macrista na capital não migrem para o ultraliberal, e sim para o peronista. Fazendo uma comparação com o número acima, Massa precisaria de 60% dos votos da rival para ganhar no país, quantidade alta para ele como opositor, sem considerar os candidatos das siglas "Fazemos Pelo Nosso País" e "Frente de Esquerda e Trabalhadores", que totalizaram 9% dos votos válidos.


A transferência de votos não seria automática na cidade de Buenos Aires principalmente por dois fatores. Primeiro porque, quando o partido de Bullrich apoiou Milei, gerou um racha com outras forças políticas que faziam parte de sua coalizão, como os radicais, movimento centenário na Argentina caracterizado pela defesa da democracia liberal.


"O radicalismo é mais forte na capital do que em qualquer outro lugar e, por conta da crise interna da aliança, muitos eleitores radicais se sentiram afastados. Isso os incentiva a aderirem ao Massa", diz Andrei Roman, CEO da empresa brasileira de pesquisas AtlasIntel. "Os 10% a 15% dos eleitores nacionais de Bullrich que dizem votar no Massa estão concentrados na cidade", afirma.


Em segundo lugar, na cidade há muitos votos de Horacio Rodrigues Larreta, o atual chefe do governo local que perdeu as internas presidenciais para Bullrich em agosto. Ele está mais ao centro do que ela e não declarou apoio a Milei, porque parte de seus eleitores se identifica mais com Massa, que também está mais ao centro dentro do peronismo.


"Nem todos os votos de Bullrich eram essencialmente de Bullrich", diz o analista político Gustavo Córdoba, diretor da empresa de pesquisas Zurban Córdoba. "Foram um conglomerado de votos também radicais e do partido Coalizão Cívica, que eu não diria que irão em bloco para Milei", acrescenta ele.


Córdoba ressalta que "conseguir 50% dos votos na capital significa ter cerca de 3% dos votos nacionais" --o que pode ou não ter muito peso, dependendo de quão apertado seja o resultado-- e lembra que uma eventual baixa participação também pode reduzir esse impacto. O país terá um feriado nesta segunda (20) pós-eleições, então é possível que muitos viajem e deixem de votar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp