Política

Com Bolsonaro na presidência, país supera 1 milhão de novos registros de armas

Wilson Dias/Agência Brasil
Registro de armas no país superou a marca de 1 milhão desde 2019, quando Jair Bolsonaro (PL) assumiu a Presidência  |   Bnews - Divulgação Wilson Dias/Agência Brasil

Publicado em 04/06/2022, às 09h24   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O registro de armas no país superou a marca de 1 milhão desde 2019, quando Jair Bolsonaro (PL) passou a ser o presidente. Os dados são da Polícia Federal e do Exército, obtidos pelos institutos Sou da Paz e Igarapé por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação).

O Brasil contabilizou um total de 2,3 milhões de armas registradas em dados mais recentes dos institutos, até novembro de 2021. O número representa uma alta de 78% em relação a 2018, último ano de Michel Temer (MDB). Naquele momento, 1,3 milhão de armas foram registradas.

O cenário é puxado pela quantidade de armas registradas entre pessoas comuns e servidores públicos, que foi de 344 mil para 810 mil desde 2019. O desempenho representa um aumento de mais de 100% de aquisições nas modalidades.

Leia Mais:

Governo estuda usar R$ 20 bi da União para estados zerarem ICMS de diesel e gás

Não é a 1ª vez que morre alguém com gás lacrimogêneo, diz Bolsonaro sobre Genivaldo

Agora ou nunca: Centrão antevê derrota de Bolsonaro e pressiona governo a baixar preço dos combustíveis

Os caçadores, atiradores e colecionadores, que são chamados de CACs, ainda dobraram o número de armas adquiridas, de 350 mil em 2019 para 794 mil em novembro de 2021. Os dados dos institutos não consideram as armas que as polícias fornecem para o trabalho dos agentes de segurança pública.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp